Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
A RGBsys é uma empresa destinada ao desenvolvimento de software, tecnologia e consultoria. Prestamos serviços de forma diferenciada, com o foco na qualidade e atendimento personalizado ao cliente. Objetivos e Área de Atuação: - Sistema de GER - Gestão de Recebíveis - Sistema de Factoring e FIDCs - Consultorias em Factoring e FIDC. - Consultoria em geral.

terça-feira, 8 de maio de 2012

BI - TIRO CERTO NO CALCANHAR DE AQUILES



TIRO CERTO NO CALCANHAR DE AQUILES
Até bem pouco tempo utilizado apenas por grandes empresas multinacionais, os Projetos de Business Intelligence – BI estão se tornando cada vez mais acessíveis a todos os ramos de atividade. Os FIDCs estão percebendo o valor dessa grande evolução tecnológica e, graças a novas formas comerciais e parcerias firmadas, os BI tornaram-se um diferencial de gestão para essas empresas, em todo o Brasil.
Para o empresário de FIDC, o calcanhar de Aquiles é o crédito.  Se ele fizer uma operação de crédito de 100 mil e tudo der certo, ele ganha R$ 2 mil. Se der errado, ele perde R$ 100 mil. Por isso é tão importante discernir muito rapidamente que decisão tomar nas operações e, para tanto, a informação é fundamental. Aí, entra o BI - um produto que organiza e destaca a informação de forma mais inteligente, beneficiando o negócio. É o tiro certo no calcanhar de Aquiles.
Dentro de sua meta de disponibilizar para os associados uma série de serviços ligados ao segmento com descontos e facilidades, a ANFIDC fez uma parceria com a Ascent Soluções de TI para oferecer o BI, com desconto para os associados. A Associação acredita que o Business Intelligence, além de sua principal finalidade, traz em seu bojo agilidade e precisão na tomada de decisão, além da transparência que propicia credibilidade ao setor junto ao mercado, ao investidor, clientes, Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e outras entidades.
A Ascent é proprietária do BI já comercializado no mercado. E, como desenvolveu um software para o segmento de FIDCs, pôde firmar uma interessante parceria com a ANFDIC, oferecendo o produto a um preço muito competitivo (cerca de 70%  mais barato) para o segmento. Além disso, consegue dar ao associado da ANFIDC um desconto de 10%, e este poderá ter o produto com a cara de sua empresa: a customização e a consultoria são os diferenciais nesta proposta.
Nesta entrevista, Marcelo Pereira, diretor Ascent, discorre sobre o BI e mostra suas vantagens.
ANFIDC - Por que os projetos de BI são interessantes para uma empresa de FIDC?
Marcelo Pereira - Porque cada vez mais empresas de todos os ramos têm percebido o valor da informação e como ela, se processada rapidamente e com precisão, pode tornar-se um diferencial competitivo. Business Intelligence veio preencher uma lacuna que existia nas empresas e vêm agradando em cheio o coração dos executivos, principalmente pelo acesso à informação que ele possibilita através de dispositivos móveis, como iPad e smartphones.

ANFIDC -  Qual a importância dessa tecnologia para a evolução de uma empresa de FIDC?
Marcelo Pereira -  Os projetos de BI reúnem consultoria técnica-empresarial e software especializado. Cerca de 70% a 80% de um bom projeto esta na consultoria que, bem feita, pode agregar grande valor para a empresa. Ela detecta a necessidade de comunicação e distribuição da informação, bem como identifica as áreas que estão com baixo desempenho ou tendo prejuízo em função da falta de informação rápida e qualificada. 
Um software específico reúne o trabalho de consultoria realizado: 100% informação de negócio, voltado a indicadores de gestão, metas de receita, metas e acompanhamento dos indicadores.  A partir daí, o software de BI permite que todo o projeto de consultoria levantado seja acessado em atraentes painéis gerenciais chamados tecnicamente de dashboards, que podem ser acessados online através de dispositivos com acesso à internet, como Ipad, smarphones, TVs, PCs etc. Além de acesso de dashboards, o software disponibiliza para o empresário alertas de monitoração de indicadores e metas da área operacional que são muito importantes para o segmento, através de qualquer dispositivo móvel. Assim, o empresário pode acompanhar todo o movimento de negócio de sua empresa, de qualquer lugar.
A utilização da tecnologia contribui para a melhoria da gestão e evolução da empresa. Uma empresa que utiliza este recurso e domina a informação, pode aumentar o seu patrimônio. Ganhar mais investidores porque aplica com maior segurança, faz aportes mais seguros.
ANFIDC -  Como uma empresa avalia se um projeto de BI vai auxiliá-la a fazer bons negócios?
Marcelo Pereira - É simples e a avaliação pode ser feita pelo próprio empresário, ao responder às perguntas: Qual o volume de prejuízo na minha empresa nos últimos anos? Como as decisões de crédito têm sido tomadas? Baseada em dados ou no feeling? Quanto desse prejuízo poderia ser reduzido, se tivéssemos informações rápidas e qualificadas sobre o cedente e sacado para o comitê de crédito? Todos na empresa, em todos os níveis, estão alinhados com os objetivos e as metas corporativas? Existe a cultura da informação para tomadas de decisão?
De posse dessas respostas, o empresário tem condições de avaliar o potencial de um projeto de BI implantado em sua empresa. Outros benefícios, indiretos, também podem ser percebidos facilmente, tais como: maior colaboração e participação de toda a equipe para as metas da empresa, melhoria na imagem devido ao aumento de nível de gestão dos FIDCs pelos investidores, auxílio na busca de novos investidores e rating de clientes, exigida pela CVM.
ANFIDC - Descreva como o BI funciona no segmento de FIDCs?
Marcelo Pereira - Nas empresas de FIDCs, na parte de crédito, por exemplo, propomos o desenho de um painel que, em uma única tela, dê ciência do conjunto do negócio e o ajude a tomar decisão. Funciona da seguinte maneira: a pessoa seleciona qual o cedente quer fazer aquela operação e o painel traz uma série de informações sobre aquele cliente, informação histórica, os títulos que estão caindo e o que está subindo, a concentração dos títulos, o que está em aberto etc.
O painel dá uma noção geral do que está acontecendo na empresa. Não tem mais “achismos”, pois, numa operação, se terá uma noção geral baseada em informação real e de qualidade.  O executivo pode analisar e segmentar a informação. Pode produzir relatórios e apresentar ao investidor os indicadores diários, de cinco em cinco minutos.  A gestão do negócio fica mais real.  O cliente pode acompanhar.  O próprio executivo pode montar um relatório para o público-alvo.  Se quiser fazer um painel com indicadores que mais interessam a um determinado público. É um painel de controle, que pode ser customizado de maneira muito fácil.
Fonte: ANFIDC - http://www.anfidc.com.br/