Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
A RGBsys é uma empresa destinada ao desenvolvimento de software, tecnologia e consultoria. Prestamos serviços de forma diferenciada, com o foco na qualidade e atendimento personalizado ao cliente. Objetivos e Área de Atuação: - Sistema de GER - Gestão de Recebíveis - Sistema de Factoring e FIDCs - Consultorias em Factoring e FIDC. - Consultoria em geral.

terça-feira, 26 de junho de 2012

FEBRABAN lança o site Cheque legal


O diretor da FEBRABAN, Walter Tadeu Pinto de Faria, anunciou, durante o painel Eficiência Operacional, do Ciab FEBRABAN, o lançamento oficial do site www.chequelegal.com.br para consultas automáticas e facilitadas à situação de momento de cheques beneficiando tanto os próprios clientes quanto varejo e outros setores.
Depois de cadastrar identificações como CPF ou CNPJ e códigos de segurança, o consultante terá acesso fácil a questões sobre se o cheque expedido tem qualquer restrição ou não; se existem ocorrências de variados tipos e quais instituições financeiras envolve.
O site é uma iniciativa da FEBRABAN e da CIP (Câmera Interbancária de Pagamentos) e vem cumprir a resolução 3972 de 28 de abril de 2011, divulgada pelo Banco Central do Brasil, que determina a maior facilidade e eficiência operacional na consulta a cheques por parte de clientes e empresas, favorecendo a queda de custos e riscos nas transações comerciais.
Eficiência Operacional também é a tônica do relatório e novidades expostas por Faria, no processo de adoção e expansão do DDA – Débito Direto Autorizado que é a apresentação eletrônica de boletos de pagamento, criada e adotada pelos bancos brasileiros desde 2009.
A adoção crescente do DDA fez com que em maio último, por exemplo, mais de 8,1 milhões de pessoas tenham realizado seus cadastros, gerando um movimento superior a 536 milhões de boletos eletrônicos pagos dessa forma, o que envolveu a operação em 35 bancos diferentes. Do total de registrados mais de sete milhões eram constituídos por pessoas físicas, enquanto as pessoas jurídicas são pouco superiores a 870 mil. No entanto, os pagamentos provenientes das empresas são da ordem de 87% do total.
O DDA é considerado modelo de eficiência operacional do sistema bancário, beneficiando com custos baixos e velocidade de transação tanto clientes finais quanto bancos e empresas. Desde março de 2012, existe a possibilidade de pagamento de boletos vencidos.
A solução permite visualizar em ambiente internet banking a evolução de juros e multas, atualização instantânea e permite pagamento imediato, reduzindo a quase zero o custoso trabalho de pagamento de contas vencidas.
A modalidade atraiu em maio o pagamento de mais de 117 mil boletos vencidos. Atualmente, os bancos se cooperam para aceitação de boletos com valores iguais ou superiores a R$250 mil que, segundo o Banco Central, só serão aceitos para pagamento na modalidade DDA.

https://www.chequelegal.com.br/