Em nosso mercado, o tema segurança sempre foi um dos mais
abordados pelos empresários do ramo.
O grande interesse pelo assunto se dá, em boa parte, por ser
um tema muito amplo, que envolve questões bem distintas, mas igualmente estratégicas.
No quesito segurança, cada área tem sua importância. No Crédito, são de extrema
relevância as medidas de segurança no processo de aprovação e liberação das
operações de antecipação de recebíveis, a fim de minimizar o risco e combater
as fraudes. Na área técnica, decisões sobre infraestrutura e política de backup garantem a segurança dos dados da empresa.
Acompanhando o dia a dia dos empresários, percebemos, de
forma preocupante, que nem todos dão a devida importância à política de backup. Costumo dizer que na vida só não
há solução para duas coisas: a morte e a ausência de backup. No fundo, é isso mesmo: a ausência de backup, numa situação crítica, pode representar a morte da empresa.
É claro que esse descaso pelo seu próprio patrimônio se dá por parte de uma
minoria, de uma forma até ingênua, mas perigosa.
Atuando no ramo há mais de 20 anos, já vivenciei algumas
situações onde a ausência de backup,
diante de uma situação crítica como, por exemplo, a interrupção do
funcionamento de um servidor de dados, por conta de um disco danificado ou
outro motivo qualquer, deixa todos os técnicos de mãos atadas no ato da
restauração da normalidade. Num caso extremo, os dados são irrecuperáveis e
perde-se todo o histórico da empresa.
Outra situação vivenciada em momento crítico, não foi a
ausência de backup, mas a disponibilidade
de um backup muito antigo e
desatualizado. Ou seja, o empresário se certifica que o backup está sendo executado, mas não se preocupa com a conferência
detalhada de data e hora de execução ao menos do último backup, assim como um
olhar mais apurado para o tamanho (seria no mínimo estranho se de um dia para o
outro o tamanho do arquivo de backup diminuísse,
salvo casos em que há algum tipo de limpeza prévia de dados). Nesse caso, é
possível restaurar o backup, mas
perdem-se dias de trabalho para reinserir as informações desde a data do backup restaurado até a data presente.
A seleção de fornecedores que o auxiliarão na política de backup é fundamental para prover
segurança para a sua empresa. A falta de tempo no dia a dia com foco em fazer
negócios e a preocupação em buscar menores custos operacionais por vezes levam
o empresário à escolha errada e a uma assessoria de segurança de baixa
qualidade, com pouca preocupação com as questões de segurança mais sensíveis da
empresa. É necessário dar mais atenção às questões críticas da empresa.
Algumas dicas para a política de backup:
- Definir quem serão os responsáveis (ao menos duas pessoas internas com cargo de confiança);
- Aprender os processos de backup manual e automático, com os responsáveis pela infraestrutura ou pelo sistema de gestão;
- Conferir a execução diariamente (no mínimo data, hora, tamanho do último backup);
- No mínimo uma vez por mês, restaurar o backup numa base de dados auxiliar;
- Se o servidor estiver localizado dentro da sua empresa, SEMPRE levar uma cópia do backup para fora da empresa (fisicamente, residência ou terceiros de confiança, ou copiar o backup para algum servidor na web);
- Se o seu sistema de gestão estiver rodando na “nuvem”, trazer uma cópia do backup para dentro da sua empresa;
- Nunca sobrescrever o backup, ou seja, guardar várias instâncias: último dia, dias anteriores, semana anterior, mês anterior, ano anterior;
- Documentar a política de backup.
Infelizmente, muitos só percebem a importância do backup quando se deparam com um problema
de interrupção dos servidores que, eventualmente, de fato ocorre. As
informações históricas são perdidas e com elas dinheiro, saúde, negócios, e
dias com retrabalho.
Portanto, estabelecer
uma política de backup e mantê-la
documentada, auditada e acessível junto aos responsáveis é um trabalho contínuo
e fundamental para a sobrevivência da sua empresa.
Ricardo Gruber Bernstein é sócio fundador da RGBsys Consultoria de Informática, empresa especializada há mais de 20 anos em soluções, sistemas de gestão e consultoria para Factoring e FIDC. Atua como Gestor Administrativo/Financeiro e Novos Negócios. Formado em Engenharia de Computação pela PUC-RJ em 1993, atua no ramo desde 1990.
Ricardo Gruber Bernstein é sócio fundador da RGBsys Consultoria de Informática, empresa especializada há mais de 20 anos em soluções, sistemas de gestão e consultoria para Factoring e FIDC. Atua como Gestor Administrativo/Financeiro e Novos Negócios. Formado em Engenharia de Computação pela PUC-RJ em 1993, atua no ramo desde 1990.