Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
A RGBsys é uma empresa destinada ao desenvolvimento de software, tecnologia e consultoria. Prestamos serviços de forma diferenciada, com o foco na qualidade e atendimento personalizado ao cliente. Objetivos e Área de Atuação: - Sistema de GER - Gestão de Recebíveis - Sistema de Factoring e FIDCs - Consultorias em Factoring e FIDC. - Consultoria em geral.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Oportunidades na Crise - Pesquisa com empresários de Factoring, FIDC e Securitizadoras

Em recente pesquisa realizada com clientes da RGBsys, empresários do ramo de Factoring, FIDC e Securitizadora, fizemos algumas perguntas sobre o panorama do nosso mercado em meio à crise, e sobre oportunidades nesse contexto, obtendo o resultado que detalhamos a seguir.

Nas respostas verificamos que há um consenso geral em relação a dois fatos. Por um lado, a retração do varejo com a consequente piora na saúde das empresas tem trazido um risco bem maior à operação, provocando cuidados redobrados. De outro, a redução dos bancos na oferta de crédito, com a imposição de mais restrições, tem aberto mais mercado para a atuação das Factorings, FIDCs e Securitizadoras, inclusive para atuação num perfil de clientes ao qual não tinha acesso anteriormente. Além da diminuição de crédito dos bancos consolidados, vemos também a saída de bancos menores do mercado. Com certeza essa é a principal oportunidade destacada pelos empresários.

Sobre o principal impacto nesse momento de crise, observamos a piora na liquidez e aumento de inadimplência e recuperaçoes judiciais.
Nesse cenário, o desafio de sempre é ainda maior: encontrar empresas com o nível de risco adequado aos níveis de taxas praticadas.

Um grupo menor de empresários também visualiza uma boa chance para a prestação de serviços de assessoramento e consultoria de clientes, e outro adota uma posição mais conservadora e protetora visando a manutenção da carteira ativa.

Há também uma linha de pensamento bem uniforme dos entrevistados, ao observar que as empresas de Factoring em crescimento fatalmente migram para o modelo FIDC, devido a um conjunto de fatores tais como a tributação, a captação de recursos e aumento em escala da carteira, assim como uma maior exigência do mercado em relação a qualificação.

Abordados sobre a "Operação Sacado" (Financiamento da Cadeia de Fornecedores, ou Âncora), é enxergado por todos com uma grande oportunidade, pois traz ganho em escala, risco "quase zero" e reduz custo operacional. No entanto, os desafios são predominantemente comerciais, pois a demanda para esse tipo de operação pelo sacado é de um público representado por um grupo de empresas muito restrito. 

Segundo os empresários, no geral o momento atual não provocou nenhum tipo de mudança em relação ao "leilão de taxas". O comportamento tem sido o mesmo de sempre.

E finalmente, questionados sobre alguma mudança na estratégia de cobrança de títulos em atraso, os entrevistados em sua maioria não mudaram o seu modus operandi, sendo que outros destacaram o incremento na cobrança por telefone ou e-mail, o contato com o sacado antes do vencimento do título, redução do prazo de protestos, e uma procura por mais diálogo visando uma cobrança conciliatória.

Concluímos, diante de todos os pontos detalhados acima, a partir das respostas dos empresários, que apesar do País como um todo estar atravessando um momento político econômico conturbado, sem prazo certo para o início de um novo ciclo, existe uma oportunidade real em meio à crise, em especial pela ampliação do mercado potencial de clientes deixado pelos bancos.